Blog

Planejamento na Construção Civil

Apesar da recente crise econômica, o setor da construção civil no Brasil cresceu consideravelmente nos últimos  anos, atingindo expressiva contribuição no PIB brasileiro, na ordem de 4,3% no ano de 2012, atendendo a expressiva demanda por habitações. Além do aquecimento do mercado por questões de demanda e oferta, o incremento de ações governamentais através de programas de habitações populares potencializa ainda mais o setor. Com a concorrência entre grandes e pequenos empreendedores, o setor estratégico das empresas passou a dar maior importância para as técnicas de planejamento, controle da produção e também a qualidade dos bens e serviços oferecidos.

A inexistência de um devido e correto gerenciamento de projetos tende a acarretar prejuízos nas mais diversas obras da construção civil e das mais diferentes complexidades. O planejamento e por consequência o  monitoramento durante as etapas de execução permitem uma considerável redução de perdas, contribuindo para a qualidade final e sustentabilidade da edificação.

O desperdício de materiais, ingerências relacionadas à mão de obra e muitas vezes a não disponibilidade de recursos também estão relacionados a tal falta de um plano de obra. Estudos indicam que somente 29% dos projetos mundiais são bem sucedidos por cumprir suas metas de orçamento, cronograma e qualidade planejadas.

Consequências ainda mais graves são evidenciadas pelos inúmeros atrasos no prazo de entrega e até mesmo à falência de projetos e obras.  Considerando tais evidências, destacam-se as ações necessárias para o correto planejamento de um empreendimento, com riscos calculados, projetos sustentáveis, eficientes e com elevada perspectiva de sucesso.

Ao mesmo tempo que o setor se desenvolve, também enfrenta dificuldades e várias empresas estão perdendo competitividade ao longo do tempo por não adotarem formas de gestão eficazes em seus empreendimentos. A aplicação da metodologia de gerenciamento de projetos no ramo da construção civil tem demonstrado resultados efetivos e duradouros nos mais diversos tipos de projetos, porém muitas construtoras ainda resistem à mudança na sua metodologia interna e à modernização.

O estabelecimento de um planejamento adequado à construção civil é condição indispensável para a viabilidade do empreendimento, considerando seus aspectos econômicos e tecnológicos. A idealização de um projeto demanda da correta aplicação de recursos, definição de procedimentos específicos, atribuição de tarefas e estabelecimento das etapas de execução, condição esta que permite uma completa interação das variáveis de projeto.

A constatação de dados estatísticos que evidenciam no mercado da construção civil, insucesso de empreendimentos por falta de planejamento ressaltam a importância de se trabalhar este conceito nas etapas preliminares à execução.  Além de ganhos econômicos, a qualidade da obra é mantida, atrelada ao cumprimento de prazos. Novas tecnologias podem ser aplicadas, e ainda ações de sustentabilidade incorporadas.

Por Eng°. Rafael de Oliveira

Resíduos da Construção Civil

Segundo a Resolução 307 do Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA (2002), os resíduos de const...

Leia mais

Planejamento na Construção Civil

Apesar da recente crise econômica, o setor da construção civil no Brasil cresceu consideravelmente no...

Leia mais